Rocambole de Espinafre


INGREDIENTES:
Rocambole
1 molho de espinafre
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
1 cebola média bem picada
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de leite
4 ovos
50 g de queijo parmesão ralado
1 folha de louro
Sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto
Recheio
2 latas de atum em óleo
200 g de ricota
2 colheres (sopa) de tempero verde picado (Salsinha e cebolinha)
3 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de molho de gergelim
Pimenta vermelha a gosto
Decoração
Tomates cerejas

PREPARO:
Rocambole:
Desfolhe o espinafre e leve as folhas a uma panela de cozimento a vapor. Deixe cozinhar. Escorra e deixe esfriar. Pique bem. Derreta a manteiga em uma panela funda, junte a folha de louro e a cebola picada e refogue. Deixe a cebola murchar, mas cuide para não queimar. Retire a folha de louro. Acrescente o espinafre picado e escorrido, a farinha de trigo e o leite aos poucos. Mexa sempre sem parar até formar um creme espesso e liso. Acrescente a noz-moscada. Retire do fogo e adicione o queijo ralado e as gemas uma a uma, mexendo sempre. Por último acrescente as claras em neve e misture tudo levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque a massa de espinafre em uma assadeira (25cm x 30cm) untada e forrada com papel-manteiga. Unte também o papel-manteiga. Leve a forma ao forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Recheio:
Amasse bem a ricota e acrescente o atum com o óleo também bem amassado, o tempero verde, a maionese, o molho de gergelim e a pimenta vermelha.
Montagem:
Vire a massa de espinafre sobre um pano de prato úmido e espalhe sobre a massa o recheio. Com o auxílio do pano de prato vá enrolando a massa dando a forma de um rocambole. Leve a geladeira por no mínimo uma hora. Decore com tomates cerejas ou a seu gosto. Você pode substituir o atum por sardinha enlatada.

Fonte: Receitas

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas
Top blogs de recetas
Top blogs de receitas

Visualizações