Valsando na Panqueca
INGREDIENTES:
Massa:
2 ovos
½ litro de leite
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
30 bombons redondos recheados
¼ xícara (chá) de licor de amêndoas
50g de nozes picadas grosseiramente
Cobertura:
500g de chocolate meio amargo picado
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
¼ xícara (chá) de licor de amêndoas
PREPARO:
Massa:
Num liquidificador coloque os ovos, o leite, a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento em pó e bata por 3 minutos. Desligue o liquidificador e coloque a massa na geladeira por 15 minutos. Numa frigideira (20cm) untada com margarina coloque uma concha da massa e doure os dois lados (a panqueca deve ficar gordinha). Retire da frigideira e reserve. Faça mais panquecas até terminar a massa. Reserve.
Recheio:
Num processador bata 30 bombons com o licor de amêndoas até ficar uma farofa grossa. Desligue o processador e adicione as nozes. Misture bem e reserve.
Cobertura:
Numa panela em banho-maria (ou microondas) derreta o chocolate meio amargo com o creme de leite fresco e o licor de amêndoas. Retire do fogo e deixe esfriar.
Montagem:
Num prato coloque um disco de panqueca e distribua por cima dela uma porção da farofa de bombom (reservada acima). Coloque outra panqueca e faça mais uma camada de farofa de bombom. Vá intercalando panqueca com farofa até terminarem os ingredientes. Finalize com um disco de panqueca. Com as mãos pressione bem os discos para ficar bem firme (retire as rebarbas se necessário). Com uma espátula passe a cobertura de chocolate por toda a panqueca deixando-a bem lisinha. Leve para geladeira por 10 minutos. Sirva em seguida.
Para panquecas perfeitas:
A massa da panqueca fica ainda mais gostosa e bem leve se descansar por 15 minutos na geladeira antes de colocar na frigideira. Use a velocidade máxima do liquidificador pois quanto mais líquida a mistura estiver, mais fofa e leve ficará a massa. Para deixar as primeiras panquecas bem modeladas, unte a frigideira com margarina e espere ficar bem quente.
Fonte: AlmanaqueCulinário