Colomba Pascal


INGREDIENTES:
Massa
500g de farinha de trigo
30g de fermento biológico
100g de manteiga
100g de açúcar
5 gemas
30g de mel
1 colher (café) de sal
½ copo (tipo americano) de leite gelado
2 colheres (sopa) de essência de laranja ou raspas de 1 laranja
Recheio
130g de uvas passas
200g de frutas cristalizadas
Cobertura
5 claras de ovo
250g de farinha de castanha de caju
100g de castanha de caju inteira (sem torrar)
200g de açúcar de confeiteiro

PREPARO:
Coloque o fermento em um recipiente pequeno e esfarele com as mãos. Adicione duas colheres de farinha de trigo, quatro colheres de água e misture. Reserve essa pequena massa por 20 minutos até que ela cresça. É essa mistura que vai fazer com que a colomba fique macia, além de servir para testar o fermento.

Em uma superfície lisa e limpa (ou em uma bacia) junte o restante da farinha de trigo e a massinha que estava reservada. Faça um buraco no centro da farinha e acrescente os outros ingredientes: manteiga, açúcar, sal, ovos, mel e as raspas ou essência de laranja (as raspas dão um sabor mais suave).

Comece mexendo a massa com as mãos, misturando bem os ingredientes. Depois, leve-a para a batedeira, de preferência uma planetária porque as menores podem não suportar o peso. Enquanto a massa bate, acrescente o leite aos poucos para não perder o ponto. Se optar por fazer a massa na mão, deve-se sovar por, no mínimo, 30 minutos. Bata até que a massa fique em ponto de véu, ou seja, quando pode ser esticada até ficar transparente sem rasgar.

Devolva a massa à superfície ou bacia, use óleo para untar as mãos, acrescente as uvas passas e as frutas cristalizadas e mexa. Divida a massa em bolas de acordo com o tamanho da colomba desejada. Essa receita rende até duas unidades de 500g e duas de 150g.

Corte cada bola ao meio e depois divida uma das partes em dois pedaços menores. Faça um rolo com o pedaço maior para ser o corpo da colomba e dois rolos com os pedaços menores para serem as asas. Coloque na fôrma acompanhando o desenho e deixe descansar entre 30 e 50 minutos para crescer.

Lembre-se que no calor a massa cresce mais rápido. Prepare a cobertura misturando em um recipiente a farinha de castanha de caju e metade do açúcar de confeiteiro. Depois junte as claras. Coloque a cobertura sobre as colombas, jogue as castanhas de caju por cima e peneire o açúcar de confeiteiro que sobrou. Asse em forno pré-aquecido a 180º C por 30 minutos.

Porções: 2 unidades de 500g e 2 de 150g

Fonte: Receita

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas
Top blogs de recetas
Top blogs de receitas

Visualizações