Bolo Floresta Negra


INGREDIENTES:
Bolo:
8 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate amargo em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de manteiga
Recheio:
200g de cerejas ao maraschino
250g de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
80g de chocolate raspado em lâminas finas
Cobertura:
250g de creme de leite
200g de chocolate amargo em pó
70g de chocolate amargo raspado em lâminas finas
12 cerejas para decoração
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro

PREPARO:
Bolo:
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve firme e reserve. Bata as gemas com o açúcar, até clarear e formar uma gemada clara, homogênea. Acrescente a essa gemada, aos poucos, a farinha e o chocolate em pó, peneirados com o fermento. Misture bem. Incorpore, aos poucos e mexendo delicadamente com uma colher de pau, as claras em neve. Unte uma forma de 30cm de diâmetro com a manteiga e coloque a massa. Esquente bem o forno em fogo forte. Quando o fogo estiver bem quente, coloque o bolo. Deixe assar por 30 minutos. Abaixe o fogo e deixe o bolo no forno por mais 20 minutos. Retire e reserve.
Recheio:
Separe as cerejas do maraschino. Reserve os dois separadamente. Coloque o creme de leite na batedeira elétrica e trabalhe até começar a engrossar. Junte o açúcar, misture bem e reserve.
Cobertura:
Coloque o creme de leite em uma panela, leve ao fogo baixo e junte o chocolate. Deixe derreter todo o chocolate, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixe esfriar e leve à geladeira. Quando estiver bem gelado, retire e coloque na batedeira de bolo. Bata até formar novamente um creme consistente. Reserve.
Montagem do bolo:
Corte o bolo em 3 fatias horizontais. Coloque a primeira fatia, a de baixo, no prato de servir. Umedeça com o maraschino, e coloque metade das cerejas e do recheio preparado com o creme de leite e açúcar. Salpique com metade da raspa de chocolate (40g). Coloque mais uma camada e repita a operação. Cubra, então, o bolo com a cobertura de chocolate. Espalhe a raspa de chocolate da cobertura (70g) e decore com as cerejas. Finalmente, espalhe por cima o açúcar de confeiteiro.

Rendimento:10 a 12 porções

Fonte: ComidaeReceitas

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas
Top blogs de recetas
Top blogs de receitas

Visualizações