Perna de carneiro com molho de hortelã


INGREDIENTES
1 perna de carneiro de cerca de 2 kg
4 dentes de alho grandes amassados
1/2 xícara (chá) de salsa picada
1 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de pimenta do reino
2 folhas de louro
4 ramos de hortelã picados
folhinhas de manjericão a gosto
1 galhinho de alecrim ou 1 colher de chá de alecrim seco
2 colheres (chá) de páprica doce
1 xícara (chá) de vinho branco ou tinto seco
Para cobrir
5 ou 6 fatias de bacon

PREPARO
Tempere de véspera o carneiro. Limpe todas as gorduras aparentes. Prepare o tempero. Coloque o tempero no saco plástico, junte a perna e, retirando todo o ar, amarre o saco.Leve à geladeira e deixe por, no mínimo, 12 horas.
Coloque numa assadeira com o tempero e cubra toda a carne com fatias de bacon. Leve a assar, coberto por papel alumínio, até que a carne esteja macia. É um processo demorado, imprevisível, pois depende da idade do carneiro e eles não vêm com a certidão de nascimento na embalagem. Quando estiver macio, retire o papel alumínio e deixe em forno alto para dourar.
Dica: se quiser fazê-lo com batatas douradas, o melhor resultado é obtido se cozinhar as batatas até que estejam macias, mas não derretidas, e colocá-las na assadeira no momento em que retira o papel alumínio.
Molho de Hortelã
1 maço de hortelã (use apenas as folhas)
1 xícara (chá) de azeite
sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de limão ou vinagre
Pique a hortelã bem miudinha (é desaconselhável bater no liqüidificador ou processador, pois muda o sabor). Junte o óleo aos poucos, batendo com uma batedor de arame ou garfo, para que fique cremoso. Tempere.
Molho de Hortelã das Arábias
Este molho é de sabor suave e requintado. É uma receita típica árabe. O carneiro e o cabrito assados pedem esse molho como complemento.
1 receita de coalhada seca (veja no site: Coalhada Seca e Queijo Sírio)
20 folhinhas de hortelã muito bem picadas, na faca
azeite extra virgem
sal a gosto
Misture bem os ingredientes e vá colocando o azeite, até dar o ponto cremoso. Conserve em geladeira e sirva à temperatura ambiente, como acompanhamento de assados.

Dica: Não use processador para picar a hortelã, em nenhuma etapa desta receita. Esse molho se conserva muito bem na geladeira por 3 a 4 dias. Se o azeite separar, mexa bem e sirva.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Top blogs de receitas
Top blogs de recetas
Top blogs de receitas

Visualizações